Pela facilidade de instalação é adequado em edifícios novos, realizando o acabamento da fachada e a colocação do isolante ao mesmo tempo e também em reabilitação de edifícios, melhorando o aspecto da fachada e o isolamento sem necessidade de sacrificar espaço útil.
As vantagens deste sistema construtivo com isolamento térmico exterior é câmara de ar ventilada são os seguintes:
- Melhora o comportamento térmico da fachada ao reduzir as pontes térmicas;
- Evita o sobre-aquecimento provocado pela radiação solar ao actuar a ventilação como sistema de refrigeração evitando gretas e fissuras;
- Evita o risco de formação de condensações interticiais ao manter todo o acabamento a temperaturas superiores às do orvalho. Consequentemente que o edifício transpire evacuando o possível vapor de água;
- Melhora a durabilidade do edifício ao reduzir a sua oscilação térmica (dia-noite; Inverno-Verão) e consegue-se uma poupança energética;
Este sistema permite diminuir a espessura de isolante e da parede suporte com o que aumenta o espaço habitável. A fachada ventilada é constituída pelos seguintes elementos construtivos:
- Revestimento exterior da fachada: são elementos construtivos constituídos por placas colocadas segundo modulação definida nos planos de alçados de fachadas e detalhes construtivos.
- Câmara de ar ventilada: é um elemento construtivo que se encontra imediatamente por detrás da placa de revestimento de fachada que deve estar ventilada por convecção natural ascendente.
- Subestrutura portante: é um elemento construtivo composto por uma armação de perfis metálicos, em alumínio, aço galvanizado ou inox, ou de prumos verticais de madeira, segundo os desenhos de pormenor.
- Isolamento térmico: é um elemento construtivo constituído por materiais que permitem reduzir a oscilação térmica do edifício.
- Pano interior da fachada: é um elemento construtivo de suporte do sistema de fachada ventilada, constituído por elementos de alvenaria, betão, metálicos ou outros materiais assentados em seco.